o que é cooperativismo

o que é cooperativismo
Cooperativismo é um movimento internacional, que tem na sua essência a busca da constituição de uma sociedade justa, livre e fraterna. A comunidade passa a ser uma organização social e econômica, tendo como base a democracia, atendendo às necessidades reais e remunerando de forma adequada o trabalho de cada um dos seus associados. Este movimento objetiva a libertação do homem do seu individualismo, por meio da cooperação entre as pessoas. Isto é o que diz claramente o artigo 3º. da Lei 5.764/71, onde a cooperativa, por meio de um contrato onde as pessoas de forma recíproca, se obrigam a dar sua contribuição com bens ou serviços em uma atividade econômica, sem a objetividade de lucro e com proveito para todos.
Para formar uma cooperativa, em primeiro lugar, as pessoas interessadas devem está conscientes do que pretendem, procurando identificar formas adequadas de funcionamento, observando as determinações legais, e que, as ações da cooperativa sejam conduzidas da melhor maneira possível, de forma harmoniosa.
A avaliação da eficiência de uma cooperativa, leva em conta não só a obtenção de sobras para os seus participantes, mas também, que resultem em melhorias sociais, econômicas, educacionais e qualidade de vida. Os associados, além de donos são também clientes da cooperativa.
As Cooperativas por ser uma sociedade sem fins lucrativos deveriam apresentar suas sobras zeradas, devido as suas operações serem decorridas com seus associados. Quando as sobras são positivas, segundo o raciocínio cooperativista, indicam que houve custos, acima do necessário para a sobrevivência da cooperativa. No entanto, para que se perpetuem, dentro de um cenário competitivo em um mercado em crescimento contínuo e dinâmico, torna-se necessário uma margem de rentabilidade, que venham a suprir e manter a capacidade tecnológica e ganhos. Esta necessidade de crescimento faz com que a Cooperativa tenha de ter um alto nível de administração e gerenciamento, dignos das grandes empresas, evitando com isto que ela assuma um caráter meramente assistencialista ou paternalista.
O associado deve ter em mente que a sua participação é principal fator na eficiência empresarial, é em função dos associados que a cooperativa existe. Portanto, o conhecimento do cooperativismo, através da educação cooperativista, com a consciência do político e do social, auxilia o associado para que ele observe com mais transparência a gestão da cooperativa. Algumas dificuldades, por exemplo, o baixo acúmulo de capital, competitividade e o investimento em tecnologia, podem surgir, apontando a necessidade de um bom planejamento.